Olá pessoaltudo bem? Na nossa primeira postagem aqui no blog viemos lhe mostrar o que é oCMYK. Provavelmente são as quatro letras mais ouvidas no mundo do design emuitos ainda tem dúvida do que ela realmente significa, mas agora sanaremos comessa dúvida.
CMYK é a abreviação paraas cores ciano, magenta, amarelo e preto. O termo advêm do inglês “Cyan“,“Magenta“, “Yellow” e “Key” (ou “chave”, pois é abase de todas as cores).
A sigla CMYK têm a letra “K”no final em vez de “B” (para “black”[preto]) por dois motivos: um deles épor causa que, no passado as grandes gráficas denominavam a chapa que continhaa cor preta de “key plate” ou “chapachave” pois era a chapa que continha maior detalhe artístico e se tornava assima chapa que continha a informação “chave de ouro” para o projeto. O segundomotivo é para que seja evitada a confusão com outro modelo de cor popular – oRGB. RGB significa “Red, Green, Blue” (vermelho, verde, azul) e é comomonitores e TVs representam a cor. E embora o termo “key” não seja mais usadohoje em dia, para evitar confusão com a letra “B” do RGB, a sigla CMYKcontinuou inalterada. O segundo motivo é para que seja evitada a confusão comoutro modelo de cor popular – o RGB. RGB significa “Red, Green, Blue”(vermelho, verde, azul) e é como monitores e TVs representam a cor. E embora otermo “key” não seja mais usado hoje em dia, para evitar confusão com a letra“B” do RGB, a sigla CMYK continuou inalterada.
Embora as cores ciano, magentae amarelo quando misturadas formam o preto, esse preto é tido como“insatisfatório” e “imprático em certas ocasiões”. Estas ocasiões ocorremquando existe uma predominância de preto na imagem, e as três cores juntaspodem enrugar o papel (por excesso de líquido) atrasando a secagem, Além do mais,utilizar tinta preta é menos caro do que utilizar 100% de cada uma das trêscores.
O sistema CMYK é usado naimpressão em cores com tinta, ocultando certas cores quando impresso em umfundo branco (ou seja, absorvendo ondas de luz particulares). Este modelochama-se subtrativo, pois a tinta “subtrai” luminosidade do branco. Acombinação das quatro cores do CMYK pode reproduzir toda a principal gama decores do espectro visível, porém não todas as cores existentes do mundo (emborao sistema CMYK possa imprimir milhões de cores diferentes).
O mais interessante é que aidentificação da escala de cores CMYK em um papel impresso pode ser feito comuma lupa ou um conta-fio. É só identificar se no papel onde foi feita aimpressão há pequenas partículas das quatro cores, geralmente disposta emângulos padrões. Esses ângulos padrões foram criados para definirem o modo decomo a cor sairá no papel, mas eles podem ser alterados para que haja uma maiorsatisfação na hora da impressão. Os ângulos do CMYK são por padrão:
Esses“pontos”, quando vistos pelos olhos humanos, são interpretados como uma cor só.Faça um teste: pegue uma lupa e veja algum tipo de material impresso. Emjornais, a visualização da retícula é mais fácil, pois a qualidade da impressãoé geralmente menor.
Bom pessoal, esperoque esta matéria tenha esclarecido algumas dúvidas que vocês tenham, muitoobrigado pela companhia e até a próxima postagem!